COEXISTA - UMA COZINHA SUSTENTÁVEL E DE CONSCIÊNCIA LIMPA

A Dona Osmarina - dessa vez, falando na própria - já fazia sua parte pelo meio ambiente antes mesmo disso ter os rótulos, a importância, os milhares de coaches e as ONG's que temos hoje. E antes dela, sua mãe também o fazia, e a mãe de sua mãe também. Partindo da premissa de que nós somos diretamente responsáveis pelo lixo que geramos - nós daqui e você daí - reaproveitamos quase tudo o que geramos. Dessa forma, conseguimos adubar nossas ervas e temperos, agregamos valor às refeições do Cícero - nosso queridíssimo yellow lab - com cascas de legumes cozidas, reutilizamos as embalagens de vidro das matérias primas das nossas comidinhas para armazenar outras comidinhas na geladeira e também no armário de temperos e especiarias. Também utilizamos nas entregas de comidinhas embalagens de vidro para que, após a sua deliciosa refeição, você lave o recipiente e o guarde para que a gente passe para recolher em seguida. Dessa forma, não geramos lixo de nenhuma forma, já que nossas comidinhas nunca serão entregues em embalagens de plástico ou isopor que tanto degradam o meio ambiente e colocam em risco a vida dos animais silvestres. Conheça algumas das nossas práticas!

Embalagens de matérias primas

Utilizamos azeitonas, ovos em conserva e alguns alimentos que são vendidos em embalagens de vidro. Essas embalagens são excelentes para manter outros alimentos na geladeira ou em armários com temperos e outros alimentos que não precisam de refrigeração. Aproveitamos 100% do que geramos em embalagens de vidro.

Etiquetas impressas em papel reciclado

Etiquetas de papel reciclado
As comidinhas tem nome - e alma. Batizamos uma a uma com muito carinho e bom humor para que cada uma proporcione uma experiência completa. Por isso sempre colamos nossas etiquetas nas embalagens com o nome do produto, peso e a data em que foi feito. Optamos por utilizar folhas recicladas não plastificadas para impactar ao mínimo o meio ambiente.



Sacos de papel e não de plástico!

Saco de papel e barbante
Nossas comidinhas práticas são entregues em sacos de papel, como antigamente. São bonitos, mantém a comidinha protegida e são facilmente reciclados. E também não utilizamos quaisquer tipos de fitas adesivas plásticas: somos fãs do bom e velho barbante, que além de dar um charme nas embalagens também colabora com a nossa cozinha sustentável.


Embalagens ecofriends

Papel e sisal (lindo!)
Nada de plástico e isopor por aqui: gostamos mesmo é de papel reciclado, barbante, sisal... Além de vestirmos as comidinhas com muita elegância e minimalismo, ainda fazemos a nossa parte por um planeta mais limpo e consciente. Adoramos saber que, de alguma ou de muitas formas, o Osmarina contribui de forma relevante com a sua parcela de responsabilidade eco por aí, influenciando não somente pela alimentação saudável, mas também pela cidadania e pela sustentabilidade.

Eco resgate

Implantamos um sistema de entrega com embalagens de vidro para você. Sua comida fica mais gostosa, mais protegida e você colabora com a gente e com a bicharada ao não gerar lixo com a sua refeição. Assim que você terminar sua degustação, pedimos que lave a embalagem e nos avise para que a gente passe outra hora para recolhê-la. Esse vasilhame passará pelo processo de esterilização antes de servir novamente outra refeição. Viu? Não geramos lixo hoje!

Cascas de legumes e ovos

Temos algumas ervas e temperos no pátio para uso em nossas comidinhas e a maioria do lixo orgânico do que geramos (em cascas e partes que seriam descartadas) se torna adubo para nossa horta. É um ciclo sustentável que conseguimos manter com muito orgulho!

Priorizamos a compra de matérias primas de produtores locais 

Diga olá pro Ronaldo!
Adoramos feira livre! Sempre que possível, evitamos supermercados na hora de comprar legumes, frutas, temperos... Os produtos na feira são mais frescos, menos estressados pela viagem, mais bonitos e muito mais saborosos! O resultado disso se reflete diretamente na qualidade das comidinhas que você tanto ama aqui no Osmarina. Valorizamos e muito o trabalho dessas famílias, abraçamos toda e qualquer iniciativa agro-familiar e esse carinha gente fina aí da foto é o Ronaldo, quem nos fornece - entre outras coisas - o super morango que utilizamos nos Buena Suerte =]

Temperos e ervas no pátio, sim senhor!

Algumas das nossas ervas e temperos vem do pátio. Sim senhor! Compramos poucos condimentos e quando recorremos ao mercado, adivinha aonde vamos...

Farinhas e temperos a granel

As farinhas especiais e alguns outros temperos que não conseguimos encontrar nas feiras da cidade - ou manter no pátio - são adquiridos a granel, sem desperdício e sem plástico. Sempre que possível levamos nossas embalagens próprias para trazer as matérias primas pra cozinha.

E você? Fazia alguma ideia de como o Dona Osmarina é engajado na causa ambiental?! Aproveite para degustar alimentos saudáveis, deliciosos e nutritivos feitos numa cozinha cheia de amor e respeito ao meio ambiente!